Em média, a bateria do aparelho no modo stand-by possui duração de 12 dias e, em conversação, 7 horas e 30 minutos. Para uso normal, a duração da bateria varia de acordo com a frequência de uso do celular. Geralmente se estende por de 5 dias.
- Reinicie o aparelho. Caso o mesmo não responda ao comando, retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente.
- Realize o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Caso o erro persista, realize a atualização de software através do site DL. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial.
- Importante: Todos os arquivos e configurações, serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
Se, ao ligar o aparelho a inicialização não se completar, siga os seguintes passos:
- Retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Caso o erro persista, realize a atualização de software através do site DL. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial.
- Importante: Todos os arquivos e configurações, serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
- Verifique se a senha foi habilitada pelo próprio usuário ou por terceiros;
- Insira senhas habitualmente utilizadas, com datas, nomes ou senhas de banco e e-mails;
- Se o erro persistir, realize a atualização de software através do site da DL. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial.
- Importante: Todos os arquivos e configurações, serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
- Verifique se o aparelho possui carga de bateria suficiente para ligar. Caso apareça a mensagem indicativa de bateria fraca, deixe o produto carregando por 20 minutos e tente ligá-lo novamente;
- Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do original DL, afim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB;
- Após carregado por no mínimo 20 minutos, retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Pressione o botão Ligar;
- Se o erro persistir, realize a atualização de software através do site da DL. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial.
- Importante: Todos os arquivos e configurações, serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
- Verifique se o carregador está devidamente conectado ao aparelho;
- Deve-se tomar cuidado ao conectar o carregador para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou do acessório. Se acontecer, você perderá a garantia.
- Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do original DL, afim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB;
- Após carregado por no mínimo 20 minutos, retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Pressione o botão Ligar;
- A durabilidade de uma carga de bateria varia de acordo com a frequência de uso. Quando as funções como tempo de ligação e utilização da câmera estão em execução, a duração é menor. No modo stand-by, a carga se estende por mais tempo. Como percebido, a duração é variável e, devido à composição química do componente bateria, sua vida útil será decrementada de acordo com o número de cargas realizadas;
- Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do original DL, afim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB;
- Deixe o equipamento completar carga total;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
- Verifique se o carregador está devidamente conectado ao aparelho;
- Deve-se tomar cuidado ao conectar o carregador para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou do acessório. Se acontecer, você perderá a garantia.
- Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do original DL, afim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB;
- Na hipótese de o carregador apresentar falhas visuais, tais como: fio desencapado ou pino quebrado, não é recomendada sua utilização. O usuário poderá sofrer danos como choques elétricos e também poderá danificar o equipamento.
- Insira um cartão de memória com a parte metálica virada para baixo e, garanta que o encaixe esteja correto;
- Teste outros cartões para verificar se a falha não está no dispositivo utilizado;
- Após a conexão, verifique se o mesmo foi reconhecido e siga as seguintes instruções:
- Acesse o menu – Gerenciador de arquivos e execute as mídias salvas. O celular não executa aplicativos, somente áudios, vídeos e imagens.
- Para executar arquivos do cartão de memória diretamente da aplicação multimídia, salve os arquivos de áudio na pasta My Music dentro do cartão de memória. O mesmo se aplica para todos e vídeos e devem ser salvos respectivamente nas pastas Photos e Videos.
- Verifique se os arquivos foram inseridos corretamente no cartão;
- O formato do cartão deve ser FAT32. Para visualizar a opção selecionada, acesse as propriedades do cartão de memória através de um computador.
- Observe se a conexão física com o computador está correta;
- Outros cabos dever ser testados no aparelho, a fim de verificar se a falha está no produto ou no acessório. O cabo também pode ser testado em outros produtos;
- Verifique a conexão. Caso não abra automaticamente, siga as instruções:
- Acesse Meu Computador – Computador. Algumas máquinas podem estar com a função reconhecer a abrir dispositivos automaticamente, desabilitada.
- Certifique que o computador esteja com o driver para reconhecimento para reconhecimento de dispositivos USB ativo. Cada computador possui um driver específico e, caso não esteja habilitado, será solicitada a instalação que é feita pelo próprio usuário.
Os equipamentos celulares da DL YC 110 / YC 120 / YC 130 / YC 210 / YC 215 / YC 230 / YC 335 não possuem função Bluetooth.
Os equipamentos celulares da DL YC-110 / YC 120 / YC 130 / YC 210 / YC 215 / YC 230 / YC 335 não possuem função Wi-Fi.
Os equipamentos celulares da DL YC-110 / YC-130, não se conectam à internet através de conexão 2G, 3G ou superior.
Os aparelhos celulares DL YC-110 / YC 120 / YC 130 / YC 210 / YC 215 / YC 230 / YC 335, não possuem conexão com modens externos.
- Verifique o nível de carga da bateria. Dependendo das funções que estão em execução, o mesmo se esgota rapidamente, isso causa a impressão de que o aparelho desligou sozinho;
- Observe se o desligamento acontece durante o uso de um aplicativo específico e se gera mau funcionamento;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Uma atualização de software poderá ser efetuada com o aparelho ainda desligado. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial.
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum desses procedimentos.
- Verifique se o equipamento liga sozinho com frequência. Observe se é inicializado por completo ou não. É possível que esteja apenas no modo stand-by, período no qual o celular entra em espera devido a inatividade e tem como finalidade economizar a carga da bateria.
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos caso seja necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
Os equipamentos celulares da DL YC-110 / YC -120 / YC-130 / YC-215 / YC-230 / YC- 335, não possuem sistema operacional Android ou outros sistemas.
Os equipamentos celulares da DL YC-110 / YC -120 / YC-130 / YC-215 / YC-230 / YC- 335 não possuem função de TV Digital.
- Observe se algum objeto está obstruindo a lente.
- Verifique as configurações de foto/filme e siga as respectivas instruções:
- Acesse a câmera – Menu Opções e certifique que as configurações de imagem estão corretas. Por serem configuráveis, podem causar a impressão de que existe uma falha;
- Certifique que há espaço para armazenamento. Vale ressaltar que, exclusivamente para o modelo YC-130, é necessário a inserção de um cartão de memória para gravar arquivos de fotos e vídeos;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122).
- Se o problema persistir, efetue para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
- Na parte lateral do aparelho fica localizada a tecla lanterna que habilita ou desabilita essa função;
- Verifique o nível de carga da bateria. Se estiver baixo, a lanterna não será acionada;
- Retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Tente ligar a lanterna. Caso não funcione, efetue uma atualização de software. Siga as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos caso seja necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
Os celulares DL não precisam de fones de ouvidos conectados para operar a função rádio.
- Verifique se a função rádio está ativa e com o volume além do mínimo;
- Acesse Menu – Multimídia – Rádio FM e observe o volume na execução. O volume pode também ser executado em segundo plano;
- Certifique se a região possui sinal de transmissão de rádios do tipo FM;
- Vale ressaltar que somente alguns canais podem estar disponíveis ou indisponíveis no momento;
- Realize a sincronização automática ou manual para verificação de estações;
- Execute a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Se o problema persistir, efetue uma atualização de software de acordo com as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar os procedimentos.
- Verifique se o chip está inserido de forma correta no aparelho e se foi invalidado pela operadora;
- Observa se a função avião não está habilitada. Essa função desabilita todas as funcionalidades de serviço telefônico, chamadas, mensagens e dados;
- Certifique que o equipamento está recebendo sinal de rede móvel da operadora e também, se o número referente ao chip possui saldo suficiente para realizar serviços telefônicos;
- Avalie se é possível receber ligações de outros números;
- Teste outros chips a fim de verificar se o aparelho reconhece algum deles.
O IMEI é um código único do equipamento e é exclusivo de aparelhos que possuem “função celular”. Composto por 15 algarismos, pode ser visualizado de duas formas:
- O número de IME, vai destacado na etiqueta colada na lateral da caixa e na etiqueta colocada na parte traseira do equipamento (atrás da bateria).
- É possível verificar o IMEI pelo próprio aparelho. Para isso, basta digitar o código *#06# e o número será e o número será apresentado.
Para bloquear o equipamento, efetue o contato com a operadora de telefonia utilizada e informe o código IMEI do aparelho, que pode ser visualizado de duas formas:
- O número de IMEI vai destacado na etiqueta colada na lateral da caixa e na etiqueta colada na lateral da caixa e na etiqueta colada na parte traseira do equipamento (atrás da bateria).
- É possível verificar o IMEI pelo próprio aparelho. Para isso, basta digital o código *#06# e o número será apresentado.
- Para verificar se a função está habilita, acesse Menu – SOS – Status;
- Verifique se os números inseridos, estão corretos. Vale lembrar que o celular precisa de créditos ou um plano pós-pago ativo para envio de SMS. Os números podem também estar cadastrados corretamente para envio a cobrar;
- Configure a mensagem a ser enviada. Basta acessar a função SOS – Conteúdo do SMS SOS;
- Caso a função SOS não funcione, reinicie o celular e faça novamente o teste. É de suma importância verificar junto a operadora, se o chip está válido;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122).
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos. Se necessário, realize um backup dos arquivos;
- Cadastre novamente os números e refaça os testes.
- Verifique se os números inseridos estão corretos. Vale lembrar que o celular precisa de créditos ou plano pós-pago ativo para envio de SMS. Os números podem também estar cadastrados corretamente para envio a cobrar;
- Configure a mensagem a ser enviada. Para isso, basta acessar a função SOS – Conteúdo do SMS SOS;
- Se a função SOS não funcionar, reinicie o celular e faça novamente o teste. É de suma importância, verificar junto a operadora, se o chip está válido;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesse o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122).
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos. Se necessário, realize um backup dos arquivos.
- Cadastre novamente os números e refaça os testes.
- Acesse Menu – SOS – Definições dos números preferidos. Configure os três números possíveis;
- Após a configuração, basta selecionar as teclas e serão realizadas ligações para os números cadastrados;
- Se a função não funcionar, reinicie e faça novamente o teste. É de suma importância verificar junto a operadora, se o chip está válido;
- Realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesso o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122).
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos. Se necessário, realize um backup dos arquivos.
O aparelho YC-110 não possui função de discagem rápida. Os modelos YC – 120 / YC – 210 / YC- 215 / YC – 230 – YC – 335
Verifique se o chip está inserido de forma correta no aparelho e, se pode ter sido invalidado pela operadora
- Repare se a tecnologia do chip é compatível com a tecnologia do equipamento. Os celulares DL só operam com sinais GSM;
- Observe se a função avião não está habilitada. Essa, desabilita todas as funcionalidades de serviços telefônico, como fazer e receber chamadas, mensagens e dados;
- Certifique que o equipamento esteja recebendo sinal da rede móvel da operadora e também, se o número referente ao chip possui saldo suficiente para realizar serviços telefônicos;
- Avalie se é possível receber ligações de outros números;
- Teste outros chips, a fim de verificar se o aparelho reconhece algum deles.
Os equipamentos celulares da DL YC-110 / YC -120 / YC-130 / YC-215 / YC-230 / YC- 335 não possuem função de download de aplicativos ou acesse à loja de downloads.
- O equipamento YC-130 necessita de cartão de memória externo de até 32 GB para armazenar arquivos e mídias como fotos, vídeos e filmes. A memória interna é exclusiva para armazenamento de dados como contatos e registros de ligações;
- O YC-110, além de salvar as informações de telefonia, também armazena mídias e arquivos. Caso apareça uma mensagem informando que a memória está cheia, insira um novo cartão para salvar os novos dados ou exclua alguns dados salvos no aparelho. Atenção para não excluir arquivos importantes.
Os equipamentos celulares DL YC-110 / YC -120 / YC-130 / YC-215 / YC-230 / YC- 335, não possuem touch screen em suas telas.
- Observe se as listras ou manchas são coloridas ou pretas;
- Se forem coloridas, geralmente são falhas funcionais e podem ser para análise e reparo na fábrica;
- Se forem pretas, indicam que o cristal foi danificado fisicamente por alguma batida, queda ou pressão excessiva na tela. As listras ou manchas tendem a aumentar gradativamente e causam mau funcionamento do aparelho.
- Se, ao ligar o aparelho a tela mostra imagem branca ou de outra cor, pode indicar que esteja sem carga ou com carga falsa;
- Para corrigir este problema, descarregue e carregue novamente o equipamento por 2 horas e faça uma nova verificação;
- Retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Caso a bateria não volte a funcionar, realize a atualização de software conforme as instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
- Se, ao ligar o aparelho a tela pisca com frequência, pode indicar que esteja sem carga ou com carga falsa;
- Para corrigir este problema, descarregue e carregue novamente o equipamento por 2 horas e faça uma nova verificação;
- Retire a bateria localizada na parte traseira do produto e insira novamente;
- Caso a bateria não volte a funcionar, realize a atualização de software conforme as instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar os procedimentos.
- A garantia do aparelho cobre apenas falhas funcionais, ou seja, se o equipamento sofreu queda, batida ou pressão excessiva na tela, a DL não prestará o serviço em garantia;
- Foram realizados pela fabricante, inúmeros testes e, constatou-se que o uso correto do equipamento ou carregamento, não causam danos físicos;
- A tela é responsável pela mostra de imagens e, quando está quebrada, pode apresentar listras ou manchas pretas que indicam vazamento de um componente químico.
- Verifique se o volume do áudio está fora do mínimo. Para isso:
- Acesse as teclas de volume +/- através do selecionador digital na tela;
- Pode ser feito também, através da opção Configurar – Som. Neste caminho, os sons estão subdivididos por categorias como mídia, alarme e chamada se o equipamento possuir função telefone;
- Teste todas as funções de áudio como som de chamada, executor de mídia, aplicativos, notificações e aumente o volume no momento da execução da tarefa;
- Certifique que o arquivo que deseja executar, possui função de áudio. Algumas aplicações não acompanham essa funcionalidade;
- Reinicie o aparelho e verifique se algum som será emitido através do alto-falante;
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
- Verifique o volume durante a ligação através dos botões +/-;
- Observe se a falha se origina da instabilidade de rede e refaça o teste em outros horários;
- Certifique se outros dispositivos recebem ligações do seu aparelho DL;
- Caso não haja sucesso, realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesso o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Se o problema persistir, efetue uma atualização de software de acordo com as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar os procedimentos.
- Verifique se o volume do áudio está fora do mínimo. Para isso:
- Acesse as teclas de volume +/- através do selecionador digital da tela;
- Observe se o executável é uma gravação, função ou vídeo, pois alguns arquivos não possuem áudio;
- Reinicie o aparelho e verifique se algum som será emitido através do alto-falante;
- Se o problema não for resolvido, realize a restauração para o padrão de fábrica conforme as instruções:
- Acesso o Menu – Configurações – Restaurar Configurações;
- Será solicitada a senha padrão (1122);
- Se o problema persistir, efetue uma atualização de software de acordo com as respectivas instruções:
- Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br). Insira o número de série do aparelho, que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto. Baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
- Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos se necessário. Realize um backup dos arquivos antes de iniciar os procedimentos.
- Verifique se o fone está devidamente conectado ao aparelho;
- Deve -se tomar cuidado ao conectar o fone para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou acessório. Isso ocasiona perda de garantia;
- Verifique se o volume do áudio está fora do mínimo. Para isso:
- Acesse as teclas de volume +/- através do selecionador digital na tela;
- Teste outro fone para verificar se o problema não é do acessório. O teste pode ser realizado também em outro produto;
- Observe se a configuração do arquivo ou aplicativo que está em execução, necessita de transição para fone de ouvido/alto-falante de forma manual;
- Certifique se o arquivo que deseja executar, possui a função de áudio, pois não são todas as aplicações que acompanham esta funcionalidade;
- Reinicie o aparelho e verifique se algum som será emitido através do alto-falante.
- A garantia do aparelho, cobre apenas falhas funcionais, ou seja, se o equipamento sofreu alguma queda, batida ou pressão excessiva em alguma das teclas, a DL não prestará o serviço em garantia;
- Foram realizados inúmeros testes pela fabricante e foi constatado que o uso correto do equipamento ou carregamento normal, não causam danos.
- O aumento de temperatura do equipamento durante o uso ou carga, é normal. Isso acontece porque existem componentes químicos na bateria que, por efeitos naturais, aquecem e dissipam o calor por todo o aparelho;
- Se a temperatura estiver acima do suportado, não utilize o aparelho e entre em contado com a fabricante para evitar danos ao usuário, equipamento ou local no qual está armazenado.
- Verifique se o aparelho foi deixado próximo a equipamentos que geram calor;
- Se o gabinete estiver derretido devido a recarga, não utilize o aparelho. Entre em contato com a fabricante para evitar danos ao usuário, equipamento ou local no qual está armazenado.
- Certifique que a rede elétrica esteja em operação normal, a fim de que outros equipamentos e a própria rede não sejam comprometidos.
- A garantia do aparelho cobre apenas falhas funcionais, ou seja, se o equipamento sofreu queda, batida ou pressão excessiva, a DL não prestará o serviço em garantia;
- Foram realizados pela fabricante, inúmeros testes e foi constatado que o uso correto do equipamento ou carregamento normal, não causam danos físicos.